generosidade e disciplina

numa conversa de bancada ouvi da necessidade de generosidade e disciplina no teatro e nunca mais esqueci. também por isso, sempre que digo ou escrevo que é um privilégio estar aqui, arrependo-me logo de seguida. porque se é verdade que é privilégio estar com, é privilégio fazer parte, é privilégio poder ser, pode contudo parecer que há nesse "privilégio" uma impressão de superioridade, um estatuto de diletância, uma ligeireza de não ter que dar provas. e tudo isso é falso. volto a escrever generosidade e disciplina e acrescento muito, muito trabalho. e prazer de ver acontecer. A Escola da Noite faz hoje 18 anos e eu ainda recordo a estranheza da invasão da plateia pelo cenário do João Mendes Ribeiro, as surpresas das variações das aparentemente imperturbáveis personagens que o José Neves e o Tójó (que conhecia de outras voltas na Índia) interpretaram e dirigiram no "Amado Monstro". e lembro-me da satisfação que senti por estar a assistir ao primeiro espectáculo da primeira companhia de teatro profissional de Coimbra. entretanto deixei de ser isenta, mas que me apetece que estreie depressa o próximo espectáculo para eu o poder ver, apetece.


Fotografia de "Amado Monstro" © Susana Paiva

1 comentário:

Menina Limão disse...

:)
parabéns!
a mim apetece-me fazer parte da mailing list, que agora que não estou no facebook torna-se difícil saber o que se passa por aí.

preciso de mais dias