Piora avante [mas] marche





















Quando a Ministra diz que temos que ser compreensivos com o dízimo imposto já nem é o “temos que fazer mais com menos” do outro que recordo. O que agora está a ser feito (e depos dito) é: não interessa o que fizeram do que contratualizámos* — vão ter menos; não interessa o que estão a fazer — vão ter menos; não interessa o que iam fazer — vão ter menos. Este “menos” sugere a suspeita que podiamos mesmo ter menos desde o princípio.

Vai ser pior mas avancem.

Às vezes corta-se porque está mal. Às vezes corta-se porque se pensa que está mal. Às vezes corta-se porque se pensa que se pode cortar. Às vezes corta-se porque se tem de cortar. A referência ao “cego” quando fala em cortes é dela… O "tentar outra vez. falhar outra vez. falhar melhor." do Beckett não se aplica na política cultural do país. O que por aqui temos são tentativas sucessivas que falham e que cada vez falham mais e falham pior.


*”Fui independente durante 20 anos e nunca fiz um pedido de subsídio. Sabe porquê? Porque era contratada. E é isto que eu queria que no futuro os artistas tivessem: contratos, em vez de subsídios.” Disse a Ministra na entrevista ao Público. Adianta muito ter relações contratualizadas com a Ministra..

"Tentar outra vez. Falhar outra vez. Falhar melhor." in Pioravante Marche, de Samuel Beckett, tradução de Miguel Esteves Cardoso

Fotografia de Tom Fritsch.


Sem comentários:

preciso de mais dias